quinta-feira, 22 de maio de 2014

Atividade 8: Curriculo Lattes


Estimados alunos, 

A atividade desta semana será a criação e administração do seu Currículo Lattes. Será realizada em sala de aula do dia 29/05/2014, quinta feira. 
Se você já criou seu Currículo Lattes, publique o endereço (CV) na ferramenta "Comentários" abaixo desta mensagem. 


Ementa:
- Princípios da Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/ 
- Criação do Curriculo Lattes
- Organização e cadastro dos dados no CV-Lattes.



APRENDER A CONSTRUIR O CURRICULO LATTES
Como preparar seu CV Lattes
O CV Lattes é um banco de informações curriculares mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que se tornou uma referência nacional para os profissionais de nível superior no Brasil.
Criado pela CNPq, o CurriculoLattes é uma plataforma na qual os dados de vários grupos de curriculos são integrados, facilitando o acesso a informação.

Princípios da Plataforma Lattes
O principal objetivo da Plataforma Lattes é a integração dos instrumentos de gestão de informação e dos atores ligados a Ciência, Tecnologia e Inovação, que constituem um sistema de CT&I.

Publico alvo
Os atores são produtores e multiplicadores de conhecimento (pesquisador e docentes, estudantes, grupos de pesquisa, etc.) e seus diversos beneficiários (sociedade, gestores, empresas, etc.).

Para que serve o Sistema de Currículos Lattes?
O Sistema de Currículos Lattes é um formulário eletrônico que serve para coletar as informações curricular dos pesquisadores e usuários em geral do CNPq, candidatos à obtenção de recursos de fomento na forma de bolsas ou auxílios para projetos de pesquisa. 
Qual a diferença: Currículo vitae e Currículo Lattes?
“Bom, em geral, o currículo lattes é mais detalhado do que o currículo vitae.
O Currículo Lattes é um modelo padrão, elaborado na plataforma Lattes do CNPq e define as experiências da pessoa e é padrão nacional para acadêmicos do Brasil. 
Além de abranger um maior conteúdo, o Currículo Lattes fica disponível na internet, através de um banco de dados, onde as empresas podem acessar e certificar-se dos profissionais a quem interessam .E o currículo vitae, o que vem a ser? O currículo vitae define de maneira resumida as qualificações de um indivíduo. Nele, é expressado sua trajetória acadêmica, cursos de aperfeiçoamento e competências, além de suas experiências profissionais”.
Fonte: http://curriculolattes.adm.br/ Acesso em: 22 maio 2014.
 
REFERÊNCIAS
CNPq. Criando o seu Currículo Lattes. Disponível em: <http://www.taioque.com.br/download/Criando%20seu%20curriculum%20lattes.pdf >. Acesso em: 26 ago. 2013.

CNPq. Plataforma Lattes. Disponível em: < http://lattes.cnpq.br/>. Acesso em: 01 fev. 2013.

GRUPO STELA UFSC. Sistema de Currículos Lattes: CV-LATTES). Disponível em: <http://www.ppg.uem.br/Downloads/Curso%20Lattes.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2013.
 

Abraços, 
Teresa Kátia

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Seminário: Data de entrega do Relatório: 27/05/2014



Caros cursistas,

LEMBRETE: A data de entrega do Relatório de Pesquisa do trabalho de campo referente ao Seminário, será no dia 27/05/2014, terça feira, até às 22h00min.

SEMINÁRIOS: Data de Entrega:
 
- Trabalho Escrito: 27/05/2014 – enviar o Relatório para o e-mail: teresa.katia@gmail.com
Clique em: Modelo de Relatório 2014
- Apresentações: 03 e 05/06/2014
 
- Publicação no Blog de cada cursista: 10/06/2014 (realizado em sala de aula)




OBJETIVO
- Analisar o potencial dos programas governamentais e de outras propostas significativas, para a implementação e dinamização do uso das tecnologias nos contextos escolares.
EQUIPES DOS SEMIÁRIOS E TEMÁTICAS (3 a 4 componentes)

Equipe 1: Programa ProInfo Integrado / Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE): ELIJANE FERREIRA DE JESUS, JOSILANE DA SILVA CONCEIÇÃO, LINDALVA BRASIL DIAS FERREIRA, PATRICIA DAS DORES LIMA ARAGÃO

Equipe 2:  Universidade Virtual De Roraima (UNIVIRR): DAFNE SOUSA  DE OLIVEIRA,KELLEN CHRISTINNY PENA SANTOS, SÁDIRA FERREIRA DA SILVA

Equipe 3: Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima - CEFORR: ANA LUCIA SILVA PONTE, GISELLE VIEIRA DE OLIVEIRA, GLEICYANE SOUSA SILVA, REJANE QUARESMA NEVES

Equipe 4:  Ensino a Distância: Colégio Militar de Manaus - Pólo Boa Vista: ROBERTO GUIMARAES DA SILVA, TATIANE MACHADO SÁ 

Equipe 5:  Uso das TICs em duas escolas no Ensino da Educação de Jovem e Adulto (EJA): ALINE FERNANDES COSTA, NILNARA SOARES DA CRUZ, SULEYDA SOUZA DA SILVA


Equipe 6:  Uso das TICs em duas escolas particulares no Ensino Fundamental: IVONY COSTA OLIVEIRA, JAINETE BRITO SILVA, ROSICLEIA FORTUNATO PORTELA

Equipe 7:  Uso das TICs em duas escolas estaduais no Ensino Médio: ANA PAULA AFONSO SAGICA, FABIANA VALENTE DE MESQUITA, JORDANIA SOUSA DA SILVA, VIVIANE TEIXEIRA RODRIGUES

Equipe 8:  Uso das TICs em uma escola Federal nos Ensino Fundamental e Médio: DANIELE DE LIMA VIEIRA, KAREN LANE MENDES ALMEIDA, KATIA VALERIA FONSECA DE SOUZA

Equipe 9:  Uso das TICs em duas escolas particulares no Ensino Médio: PRISCILA LEAL FERREIRA DA SILVA, RAFAELA SILVA ARAÚJO

Núcleo De Educação A Distância (NEAD) / Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFRR
Prof.ª MSc. Teresa Kátia Alves de Albuquerque

Mídias na Educação
Prof.ª Teresa Kátia Alves de Albuquerque

Instituto Federal de Roraima (IFRR): Diretoria de Políticas de Educação a Distância (DPEAD)
 Prof.ª MSc. Teresa Kátia Alves de Albuquerque

REFERÊNCIAS
CAPELLO, Sheila. Módulo 7: Tecnologias Contemporâneas na escola. Unidade 1: Programas Governamentais de Uso das Tecnologias. Disponível em: http://arteduca.unb.br/ava/. Acesso em: 15 Mai 2009.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Consultado em: 02 Mar. 2010.

PROINFO. Disponível em: http://www.proinfo.mec.gov.br/ Consultado em: 02 Mar. 2010.

terça-feira, 13 de maio de 2014

I Jornada de Debates do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Violência



O Grupo de Estudos da Violência da UFRR convida a comunidade universitária e a sociedade em geral para a I Jornada de Debates do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Violência, com tema: “A CARTOGRAFIA DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESTADO DE RORAIMA”.

O evento será nos 15 e 16 de maio de 2014, no Centro Amazônico de Fronteira – CAF. Inscrições de trabalho até o dia 03 de maio e as inscrições sem apresentação de trabalho até o dia 15 de maio. Informações no endereço eletrônico: http://eventos.ufrr.br/splinter/evento

A aula da Disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação  no dia 15 de maio de 2014, será a participação do evento. Realizem suas inscrições!!

Atividade 7: Projeto? o que é? Como se faz?

APRENDIZAGEM POR PROJETO É O MESMO QUE ENSINO POR PROJETO?
Professoras: Léa Fagundes e Teresa Kátia
Brasília-DF/ Maio/2013

Quando se fala, na educação presencial, em "ensino por projetos", pode-se estar falando do plano da escola, do projeto da escola, de projetos dos professores. Na verdade, no ensino, tudo parte das decisões do professor, e a ele, ao seu controle, deverá retornar.

Quando falamos em “aprendizagem por projetos” estamos necessariamente nos referindo à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábula rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes.
ATIVIDADE 6
1. Leia o texto: Projeto? o que é? Como se faz? de autoria da professora Léa Fagundes, que está disponível no site: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/lea.htm
 
2. Produza a tabela abaixo e publique no seu BLOG
 
Ensino X Aprendizagem


Ensino por projetos Aprendizagem por projetos
Quem escolhe o tema? (Autoria) Professores, coordenação pedagógica Alunos e professores individual e, ao mesmo tempo, em cooperação
Qual o contexto? Arbitrado por critérios externos e formais Realidade da vida do aluno
A que satisfaz? Arbítrio da sequência de conteúdos do currículo Curiosidade, desejo, vontade do aprendiz
Como são tomadas as decisões? Hierárquicas Heterárquicas
Como são definidas as regras, direções e atividades? Impostas pelo sistema, cumpre determinações sem optar Elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores
Qual o paradigma? Transmissão do conhecimento Construção do conhecimento
Qual é o papel do professor? Agente Problematizador/orientador
Qual é o papel do aluno? Receptivo Agente
Fonte: FAGUNDES, S.D.
 

3. Elabore um “projeto de ensino” com a temática do Seminário da sua equipe e publique no seu BLOG. Este trabalho tem como objetivo, sistematizar a pesquisa de campo que será realizada. Destaque seus objetivos, a metodologia utilizada, recursos (TICs utilizadas), avaliação (o que espera do resultado),  Referências, Anexos: Roteiro de Entrevista (Opcional), entre outros. 

Planejamento do Seminário:
Título:
  • Objetivos
  • Metodologia
  • Recursos
  • Avaliação
  • Referências
  • Anexos:  Roteiro de Entrevista
REFERÊNCIA
FAGUNDES, Léa da Cruz. Projeto? o que é? Como se faz? Disponível em: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/lea.htm. Consultado em: 25 nov. 2013.

PRAZO DE ENTREGA: 20/05/2014

Critérios de Avaliação dos Seminários

TEMA DO SEMINÁRIO:________________________________________

TEMPO DE DURAÇÃO: 20 mm

FICHA 01: TRABALHO ESCRITO (TE) (Avaliação da Equipe):  
Data de entrega: 27/05/2014 – enviar por e-mail

CRITÉRIOS/OBJETIVOS
Atingido
Atingido
Parcial
Não atingido
Valor máximo
Pontos
obtidos
1 Organização do Trabalho



0,5

2- Adequação da introdução



1,0

4 Coerência e consistência no desenvolvimento.



3,0

5 Conclusão pessoal



1,0

5 -Atendimento às normas na apresentação da bibliografia



0,5

Total alcançado



5,0


OBS.: A pontuação poderá sofrer alterações.

FICHA 02: APRESENTAÇÃO ORAL (AO) – Avaliação Individual
Data das Apresentações: 03 e 05/06/2014 

CRITÉRIOS / VALOR
PONTUAÇÃO
OBTIDA
(5,0 pts)
COMPONENTES
Postura
(1,0 pts)
Clareza de linguagem e domínio do conteúdo.
(2,0 pts)
Criatividade na apresentação
(1,0 pts)
Integração e responsabili-
dade c/ o grupo.
(1,0 pts)
1-





2-






OBS: A pontuação poderá sofrer alterações.

Nota: TE+AO=TOTAL

            5,0+5,0=10,0

Palestra: As Quadrilhas Juninas em Boa Vista-Roraima

Estimados acadêmicos, 

Gostaria de deixar registrado neste blog, a palestra intitulada: AS QUADRILHAS JUNINAS E SUAS TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NOS FESTIVAIS FOLCLÓRICOS NA CIDADE DE BOA VISTA-RORAIMA (2001-2011). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas, de autoria da Prof.ª MSc.Teresa Kátia Alves de Albuquerque, sob a orientação do Prof. Dr. Sérgio Ivan Gil Braga

Clique aqui: DISSERTAÇÃO  
O presente trabalho propõe-se a analisar as transformações culturais verificadas nas apresentações dos grupos folclóricos de quadrilhas juninas na cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, no período de 2001 a 2011.

Data: 08 de maio de 2014, quinta-feira.
Horário: 19h30min.
Local: Laboratório de Informática do Centro de Educação-CEDUC/UFRR.

Profa. MSc. Teresa Kátia Alves de Albuquerque